Artigos
ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
SANTANA, Emile Rocha; ARAÚJO, Tânia Maria de; MASSON, Maria Lúcia Vaz. Autopercepção do efeito da hidratação de superfície na qualidade vocal de docentes: um estudo de intervenção. Revista CEFAC, [s.l.], v. 20, n. 6, p.761-769, dez. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620182068418. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v20n6/pt_1982-0216-rcefac-20-06-761.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.
PINHEIRO, Eny Nardelle dos Santos; MASSON, Maria Lúcia Vaz; LOPES, Máira Moreira D’souza Carneiro. A voz do professor: do projeto arquitetônico à acústica da sala de aula. Distúrbios da Comunicação, [s.l.], v. 29, n. 1, p.10-19, 27 mar. 2017. Portal de Revistas PUC São Paulo. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p10-19. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/viewFile/29660/22335>. Acesso em: 27 jan. 2019.
SOUZA, Rafael Cabral de; MASSON, Maria Lúcia Vaz; ARAÚJO, Tânia Maria de. Efeitos do exercício do trato vocal semiocluído em canudo comercial na voz do professor. Revista CEFAC, [s.l.], v. 19, n. 3, p.360-370, jun. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719315516.
MASSON, Maria Lúcia Vaz. Em Busca do Reconhecimento do Distúrbio de Voz como Doença Relacionada ao Trabalho: Movimento histórico-político. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, set. 2017. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/em-busca-do-reconhecimento-do-disturbio-de-voz-como-doenca-relacionada-ao-trabalho-movimento-historicopolitico/16357?id=16357&id=16357&id=16357.>. Acesso em: 27 jan. 2019.
SANTANA, Émile Rocha; MASSON, Maria Lúcia Vaz; ARAðJO, Tânia Maria. The Effect of Surface Hydration on Teachers' Voice Quality: An Intervention Study. Journal of Voice, [s.l.], v. 31, n. 3, p.383.e 5- 383.e 11, maio 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.08.019.
PEREIRA, Lílian Paternostro de Pina; MASSON, Maria Lúcia Vaz; CARVALHO, Fernando Martins. Vocal warm-up and breathing training for teachers: randomized clinical trial. Revista de Saúde Pública, [s.l.], v. 49, p.49-67, 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2015049005716. Disponível em: <https://scielosp.org/pdf/rsp/2015.v49/67/pt>. Acesso em: 27 jan. 2019.
SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin et al . Voz do professor: análise das leis brasileiras na perspectiva da promoção da saúde. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 16, n. 6, p. 1888-1899, Dec. 2014. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601888&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201410913.
FERREIRA, Léslie Piccolotto et al . Políticas públicas e voz do professor: caracterização das leis brasileiras. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 1-7, 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S151680342009000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100003.
MASSON, Maria Lucia Vaz. Professor, como está sua voz? Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 13, n. 1, p.175-180, dez. 2001. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11570/22756>. Acesso em: 27 jan. 2019.
VAN STAN, Jarrad H. et al. Self-Ratings of Vocal Status in Daily Life: Reliability and Validity for Patients With Vocal Hyperfunction and a Normative Group. American Journal of Speech-language Pathology, [s.l.], v. 26, n. 4, p.1167-1177, 8 nov. 2017. American Speech Language Hearing Association. http://dx.doi.org/10.1044/2017_ajslp-17-0031. Disponível em: <https://scholar.harvard.edu/files/dmehta/files/vanstanajslp2017_self-ratings_of_vocal_status_in_daily_life-reliability_and_validity_for_patients_with_vocal_hyperfunction_and_a_normative_group.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
SANTA MONICA, F. S.; MASSON, MLV ; ARAUJO, T. M. Sintomas vocais e absenteísmo em teleoperadores sindicalizados. In: Rita de Cássia Pereira Fernandes; Mônica Angelim Gomes de Lima; Tânia Maria de Araújo. (Org.). Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 181-208.
GONCALVES, C. G. O.; SOUZA, M. T.; MASSON, M. L. V. Saúde do Trabalhador e Fonoaudiologia - Perspectivas e Desafios. In: Irene Queiroz Marchesan; Hilton Justino da Silva; Marileda Cattelan Tomé. (Org.). Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.São Paulo: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 730-736.
PARANHOS, Ivone de Sena ; ARAÚJO, T. M. . Interrelación entre trabajo docente y salud en una institución de educación superior. In: Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Políticas educativas y trabajo docente en América Latina. Lima - Peru: Fondo Editorial Universidad de Ciencias y Humanidades, 2008, v. , p. 151-182.
Araújo, Tania M.. Uso do Job Content Questionnaire na avaliação de aspectos psicossociais do trabalho e saúde mental: resultados de um estudo com professores. In: Débora Miriam Raab Glina; Lys Esther Rocha. (Org.). Saúde Mental no Trabalho: da teoria ã prática. 1ed.São Paulo: Editora Roca Ltda, 2010, v. , p. 139-159.
SANTANA, Emile Rocha; ARAÚJO, Tânia Maria de; MASSON, Maria Lúcia Vaz. Autopercepção do efeito da hidratação de superfície na qualidade vocal de docentes: um estudo de intervenção. Revista CEFAC, [s.l.], v. 20, n. 6, p.761-769, dez. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620182068418. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v20n6/pt_1982-0216-rcefac-20-06-761.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.
PINHEIRO, Eny Nardelle dos Santos; MASSON, Maria Lúcia Vaz; LOPES, Máira Moreira D’souza Carneiro. A voz do professor: do projeto arquitetônico à acústica da sala de aula. Distúrbios da Comunicação, [s.l.], v. 29, n. 1, p.10-19, 27 mar. 2017. Portal de Revistas PUC São Paulo. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p10-19. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/viewFile/29660/22335>. Acesso em: 27 jan. 2019.
SOUZA, Rafael Cabral de; MASSON, Maria Lúcia Vaz; ARAÚJO, Tânia Maria de. Efeitos do exercício do trato vocal semiocluído em canudo comercial na voz do professor. Revista CEFAC, [s.l.], v. 19, n. 3, p.360-370, jun. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719315516.
MASSON, Maria Lúcia Vaz. Em Busca do Reconhecimento do Distúrbio de Voz como Doença Relacionada ao Trabalho: Movimento histórico-político. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, set. 2017. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/em-busca-do-reconhecimento-do-disturbio-de-voz-como-doenca-relacionada-ao-trabalho-movimento-historicopolitico/16357?id=16357&id=16357&id=16357.>. Acesso em: 27 jan. 2019.
SANTANA, Émile Rocha; MASSON, Maria Lúcia Vaz; ARAðJO, Tânia Maria. The Effect of Surface Hydration on Teachers' Voice Quality: An Intervention Study. Journal of Voice, [s.l.], v. 31, n. 3, p.383.e 5- 383.e 11, maio 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.08.019.
PEREIRA, Lílian Paternostro de Pina; MASSON, Maria Lúcia Vaz; CARVALHO, Fernando Martins. Vocal warm-up and breathing training for teachers: randomized clinical trial. Revista de Saúde Pública, [s.l.], v. 49, p.49-67, 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2015049005716. Disponível em: <https://scielosp.org/pdf/rsp/2015.v49/67/pt>. Acesso em: 27 jan. 2019.
SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin et al . Voz do professor: análise das leis brasileiras na perspectiva da promoção da saúde. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 16, n. 6, p. 1888-1899, Dec. 2014. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601888&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201410913.
FERREIRA, Léslie Piccolotto et al . Políticas públicas e voz do professor: caracterização das leis brasileiras. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 1-7, 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S151680342009000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100003.
MASSON, Maria Lucia Vaz. Professor, como está sua voz? Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 13, n. 1, p.175-180, dez. 2001. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11570/22756>. Acesso em: 27 jan. 2019.
VAN STAN, Jarrad H. et al. Self-Ratings of Vocal Status in Daily Life: Reliability and Validity for Patients With Vocal Hyperfunction and a Normative Group. American Journal of Speech-language Pathology, [s.l.], v. 26, n. 4, p.1167-1177, 8 nov. 2017. American Speech Language Hearing Association. http://dx.doi.org/10.1044/2017_ajslp-17-0031. Disponível em: <https://scholar.harvard.edu/files/dmehta/files/vanstanajslp2017_self-ratings_of_vocal_status_in_daily_life-reliability_and_validity_for_patients_with_vocal_hyperfunction_and_a_normative_group.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
SANTA MONICA, F. S.; MASSON, MLV ; ARAUJO, T. M. Sintomas vocais e absenteísmo em teleoperadores sindicalizados. In: Rita de Cássia Pereira Fernandes; Mônica Angelim Gomes de Lima; Tânia Maria de Araújo. (Org.). Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 181-208.
GONCALVES, C. G. O.; SOUZA, M. T.; MASSON, M. L. V. Saúde do Trabalhador e Fonoaudiologia - Perspectivas e Desafios. In: Irene Queiroz Marchesan; Hilton Justino da Silva; Marileda Cattelan Tomé. (Org.). Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.São Paulo: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 730-736.
PARANHOS, Ivone de Sena ; ARAÚJO, T. M. . Interrelación entre trabajo docente y salud en una institución de educación superior. In: Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Políticas educativas y trabajo docente en América Latina. Lima - Peru: Fondo Editorial Universidad de Ciencias y Humanidades, 2008, v. , p. 151-182.
Araújo, Tania M.. Uso do Job Content Questionnaire na avaliação de aspectos psicossociais do trabalho e saúde mental: resultados de um estudo com professores. In: Débora Miriam Raab Glina; Lys Esther Rocha. (Org.). Saúde Mental no Trabalho: da teoria ã prática. 1ed.São Paulo: Editora Roca Ltda, 2010, v. , p. 139-159.
Comentários
Postar um comentário